As pessoas não nascem sabendo as Habilidades Sociais - HS. Elas são aprendidas. Quem são os responsáveis por ensiná-las? 1) Família, 2) Escola, 3) Sociedade. Elas são ensinadas por uma variedade de métodos utilizados por esses responsáveis: a) Modelação b) Instrução c) Reforçamento diferencial de respostas d) Modelagem e) Fading out ou esvanecimento de dicas. As pessoas em geral aprendem as HS a partir da modelação, instrução e reforçamento diferencial de respostas. Pessoas com TEA aprendem de forma mais eficaz quando, além dos métodos a, b e c, tem a oportunidade de aprender através dos métodos d – modelagem e, principalmente, o e – Repetição com Fading in/out de dicas.

O que é a modelação

Modelação significa dar o modelo daquilo que a pessoa precisa fazer. Por exemplo: ao pedir para o paciente cumprimentá-lo, você mostra a própria mão e braço na posição correta para ele imitar.

O que é Instrução

Instrução é o comando que você dá daquilo que o paciente deve fazer. Por exemplo: ao pedir para o paciente cumprimentá-lo, você pode dizer “estenda o braço e mão em direção a minha e aperte minha mão”.

O que é Reforçamento diferencial de respostas

Reforçamento diferencial de respostas é um procedimento muito utilizado em Análise do Comportamento Aplicada – ABA. O terapeuta reforça a resposta correta que o paciente executa (elogia e faz o que ele quer naquele momento imediato, como por exemplo, dá um equipamento eletrônico para ele mexer um pouco) e não reforça quando ele erra ou não responde (não olha para o paciente, não elogia, não faz nada agradável para o paciente). Segundo as pesquisas em ABA e podemos ver isso facilmente com cada paciente, se esse procedimento for executado da forma correta, aumentará a frequência de respostas corretas e reduzirá os erros ao longo do tempo.

O nosso post "Reforçamento provoca o materialismo?" contém mais informações sobre reforçamento!!!

O que é Modelagem

Modelagem é ensinar uma resposta nova para o paciente partindo de uma que ele sabe executar, mas ainda de uma forma ruim ou com muita dificuldade. O terapeuta vai dando algumas oportunidades para ele responder novamente e vai dando ao mesmo tempo algumas ajudas para ele responder melhor. No início ele reforça as primeiras respostas, depois ele passa a reforçar somente respostas um pouco melhores que ele vai conseguindo emitir, e, cada vez mais, a partir das ajudas que o terapeuta vai dando, ele vai melhorando suas respostas, até chegar à resposta almejada pelo terapeuta. (Esse procedimento é chamado também de reforçamento de aproximações sucessivas da resposta).

O que é Fading out ou esvanecimento de dicas

Quando o terapeuta pretende ensinar algo para o paciente que ele ainda não consegue fazer, ele pode dar a instrução e o modelo (modelação) como já foi mencionado, mas, além disso, torna-se necessário que ele dê ajuda para que ele consiga emitir essa resposta. Essa ajuda varia de acordo com a necessidade do paciente, podendo ser total (o terapeuta conduz toda a resposta junto com ele) e deve ser reduzida ao longo do ensino, até que retirada completamente. Essa redução até a remoção completa da ajuda é chamada de fading out ou de esvanecimento da dica.


Links relacionados ao Guia sobre Habilidades Sociais da SociAutism

Transtorno do Espectro do Autismo – TEA

O que são Habilidades Sociais – HS

Pessoas com TEA e HS

As HS são aprendidas

Reforçamento como procedimento de ensino

A Extinção e o DRO

Porque é tão difícil responder ao próprio nome

Instruções Gerais do Guia


Uma versão online do guia, com suporte tecnológico para registro e controle da evolução das habilidades sociais das pessoas treinadas, pode ser encontrada no endereço www.sociautism.com. Além disso, recomenda-se acessar o blog desse mesmo site, a fim de receber informações sobre as novidades da área, bem como atualizações desse guia com novos cenários de treinos a serem realizados.


Flavia Baião é Mestre em Análise do Comportamento (ABA) pela PUC de São Paulo, Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP, e Psicóloga do Núcleo de Terapia Comportamental - NuTeC (nutec.pi@gmail.com / 86 3222-4434 / Teresina-PI / https://www.facebook.com/nutecpi/ / https://www.instagram.com/nutecpi/)


Mais informações sobre a SociAutism em http://www.fb.com/sociautism ou http://www.instagram.com/sociautism