Habilidade Social - HS são comportamentos específicos que resultam em interações sociais positivas, incluindo as condutas verbais e não-verbais necessárias para uma comunicação interpessoal efetiva. Elas são adquiridas de forma integrada e progressiva, desde o primeiro ano de vida, através de experiências com os outros.

São comportamentos baseados em normas sociais da nossa sociedade. Essas normas estabelecem que atitudes e comportamentos são considerados normais, aceitáveis e esperados em cada situação social em particular. Elas são importantes para o indivíduo porque permitem interagir com outra pessoa com certa previsibilidade, então ajudam a interpretar melhor o outro e fazem com que a interação ocorra com mais clareza, evitando falsas interpretações.

As normas sociais são importantes para a sociedade porque promovem ordem, previsibilidade e transmitem valores, costumes e símbolos de uma geração para outra geração. Auxiliam numa organização da sociedade, que é necessária para a sobrevivência. Ensinam a responder de forma aceitável em situações difíceis.

Pessoas que desenvolvem bem as habilidades sociais em geral são vistas pelos outros como competentes e bem sucedidas. Falhar em aprender habilidades sociais pode levar ao isolamento, sentimento de solidão, frustração, rejeição e baixa autoestima.


Links relacionados ao Guia sobre Habilidades Sociais da SociAutism

Transtorno do Espectro do Autismo – TEA

O que são Habilidades Sociais – HS

Pessoas com TEA e HS

As HS são aprendidas

Reforçamento como procedimento de ensino

A Extinção e o DRO

Porque é tão difícil responder ao próprio nome

Instruções Gerais do Guia


Uma versão online do guia, com suporte tecnológico para registro e controle da evolução das habilidades sociais das pessoas treinadas, pode ser encontrada no endereço www.sociautism.com. Além disso, recomenda-se acessar o blog desse mesmo site, a fim de receber informações sobre as novidades da área, bem como atualizações desse guia com novos cenários de treinos a serem realizados.


Flavia Baião é Mestre em Análise do Comportamento (ABA) pela PUC de São Paulo, Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP, e Psicóloga do Núcleo de Terapia Comportamental - NuTeC (nutec.pi@gmail.com / 86 3222-4434 / Teresina-PI / http://www.facebook.com/nutecpi / http://www.instagram.com/nutecpi)


Mais informações sobre a SociAutism em http://www.fb.com/sociautism ou http://www.instagram.com/sociautism