Pessoas com TEA não adquirem com facilidade as habilidades sociais, como podem adquirir as pessoas que não possuem esse transtorno. Isso porque o aprendizado das HS requer uma observação mais refinada dos outros e o compartilhamento de experiências emocionais.

Pessoas com TEA geralmente não se interessam por muitas pessoas, a não ser as mais próximas, como pai, mãe, irmãos ou outras muito particulares. Portanto, essa observação mais refinada de mais pessoas acaba não ocorrendo.

Pessoas com TEA tendem a ter dificuldade no controle das emoções – sentem as coisas de forma intensa, impedindo-os muitas vezes de compartilhar experiências com os outros. Por exemplo: podem sentir muita raiva em determinada situação a ponto de não querer mais falar com ninguém naquele momento de raiva. Isso impede-os muitas vezes de compartilhar experiências. Dificuldade de perceber, identificar essas emoções.

Além disso, pessoas com TEA pensam muitas coisas ao mesmo tempo relacionadas aos seus interesses particulares (hiperfoco), não se permitindo portanto “desfocar”, voltar sua atenção para situações sociais momentâneas. Como exemplo, pode estar tão concentrado naquilo que está falando para o outro que pode não perceber que o outro não está mais olhando para ele enquanto conversam, o que indica que o outro não está mais interessado na conversa.


Links relacionados ao Guia sobre Habilidades Sociais da SociAutism

Transtorno do Espectro do Autismo – TEA

O que são Habilidades Sociais – HS

Pessoas com TEA e HS

As HS são aprendidas

Reforçamento como procedimento de ensino

A Extinção e o DRO

Porque é tão difícil responder ao próprio nome

Instruções Gerais do Guia


Uma versão online do guia, com suporte tecnológico para registro e controle da evolução das habilidades sociais das pessoas treinadas, pode ser encontrada no endereço www.sociautism.com. Além disso, recomenda-se acessar o blog desse mesmo site, a fim de receber informações sobre as novidades da área, bem como atualizações desse guia com novos cenários de treinos a serem realizados.


Flavia Baião é Mestre em Análise do Comportamento (ABA) pela PUC de São Paulo, Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP, e Psicóloga do Núcleo de Terapia Comportamental - NuTeC (nutec.pi@gmail.com / 86 3222-4434 / Teresina-PI / https://www.facebook.com/nutecpi/ / https://www.instagram.com/nutecpi/)


Mais informações sobre a SociAutism em http://www.fb.com/sociautism ou http://www.instagram.com/sociautism